top of page
  • Writer's pictureThaysa Fox

10 pratos típicos egípcios.

Updated: Aug 27, 2021

A culinária do Egito é bastante caracterizada por refeições apimentadas e bastantes condimentadas!


A base de sua culinária gira em torno de grãos, vegetais, carnes e frutos do mar, dependendo de qual região ou cidade do Egito você irá passar!


Embora estejamos ambientados com a Culinária Árabe aqui no Brasil, nada se compara a experiência de provar a comida local egípcia, que difere e muito da comida árabe que conhecemos.


O tempero e a forma que eles fazem é única e não dá para deixar de experimentar todas as comidas típicas por lá!


Alguns dos pratos mais comuns do Egito são:


1 - Foul ou Ful Medames:

Foul é um tipo de ensopado feito com fava geralmente consumido no café da manhã.

Embora pareça estranho para nós brasileiros comer feijão pela manhã, a experiência vale muito a pena! Acredite!


Esse café da manhã reforçado geralmente vem acompanhado de ovos cozidos, falafel, pão árabe, salada de pepino e tomate, hummus, tahine entre outros acompanhamentos.


2 - Falafel:

Falafel é um bolinho frito feito de fava ou grão de bico também muito consumido no café da manhã ou em lanches.


Embora seja um prato já conhecido em todo mundo, há quem diga que o falafel no Egito é o melhor! Isso porque diferentes de outros lugares do mundo o bolinho no Egito é feito com fava o que deixa o bolinho mais suculento e suave.


3 - Koshary:

Koshary é fast food do Egito!

Bastante popular entre os turistas e os locais, este prato é uma mistura de arroz, macarrão, grão de bico, lentilhas, cebolas frita e molho de tomate, e você ainda pode acrescentar molho de vinagre com cominho e alho egípcio ou molho de pimenta malagueta ao seu gosto!


PARECE UMA MISTUREBA MAS DÁ MUITO CERTO! Você com certeza precisa experimentar essa bomba calórica que além de ser bem gostosa é um prato bem barato e você encontra em praticamente toda esquina do Egito.


4 - Molokhia:

Molokhia é um tipo de sopa feita de folha de juta triturada e alho torrado com vinagre, consumida com arroz, carne ou frango ou coelho.


Reza a lenda que este prato remete às comidas do Egito antigo, sendo o prato favorito dos faraós.


Apesar de ter um gosto amargo e textura pegajosa, a Molokhia é uma das comidas típicas do Egito mais tradicionais e consumidas pelo país.


5 - Aish Baladi (Pão Árabe):

AISH BALADI ou pão árabe! Faz parte da base alimentar do egípcio, presente em todas as refeições e acompanhando todos os pratos ou boa parte deles!


Você pode conferir mais sobre a história desta comida e conferir a sua receita, acessando o link a seguir: https://youtu.be/-W2WQXFISK4


6 - Mahshi:

O mahshi (mashi ou marshi) basicamente é um legume recheado com arroz e molho de tomate, é um dos pratos típicos mais queridos no Egito, muito presente nas casas egípcias.


Seu modo de preparo é bem simples, basta escolher o seu legume favorito.

Os mais comuns são repolho, abobrinha, tomate, batata, pimentão, berinjela e folhas de videira...


É um dos meus pratos favoritos! 😍😍


7 - Boury Mashui Singari:

O Egito é um país que fica às margens do mediterrâneo, toda sua costa norte termina nele, por isso a oferta de peixes e frutos do mar é bem ampla!


O que proporciona a cidades, como Alexandria (nossa cidade❤ ) , uma gastronomia cheia de sabores, cores e o frescor característico da culinária mediterrânea.


Esse peixe preparado no forno é uma delicia e está na lista das minhas comidas favoritas no Egito, geralmente acompanhado de arroz (com cebolas ou molho de tomate), tahine e salada.


8 - Fetir Meshaltet:

Mais uma receita que vem desde o tempo dos faraós, originalmente servida com oferenda aos deuses nos templos, essa massa folheada, super amanteigada pode ser servida sozinha, ou acompanhada com recheios doces (mel e chocolate) ou salgados (carnes e queijos).


9 - Fattah:

Este prato geralmente é servido em eventos de muita alegria como o nascimento de um bebê 😍 ou em ocasiões religiosas como a festa que precede a peregrinação a Mecca.


A base desta receita é pão árabe torrado, coberto por arroz branco, com molho de tomate ou com molho branco feito a partir de vinagre e alho e uma carne cozida que pode ser bovina ou de carneiro.


10 - Hamam (Pombo recheado):

Geralmente servido frito ou assado recheado de arroz e grãos temperados acompanhado com um caldo feito a partir de seu cozimento. Este prato sem dúvida é um dos mais exóticos para nós brasileiros, confesso que não tive coragem de experimentar.


Este é um prato bem caro no Egito, os pombos são criados em cativeiros e em condições de higiene próprias para consumo.


Lá no ÁrabeCast no episódio 03 do ESPECIAL ÁRABE PARA VIAGEM, falamos sobre Vocabulários a serem usados em Restaurantes, o professor Mostafa soltou uma curiosidade sobre esse prato, "prato é famoso no Egito por ser considerado um Viagra e bastante consumido pelos noivos antes do casamento…. " Talvez por isso seja bastante apreciado por lá né!? hahahaahha 😂🤣


Você pode conferir este episódio do ÁrabeCast clicando aqui .


Bem fico por aqui com muita vontade de comer um sanduíche de Falafel, e como desejo de grávida é lei! Irei pedir para Mostafa fazer um pra mim hahaha


Até a próxima! 🐫





843 views0 comments

Commentaires


bottom of page